A INOVAÇÃO DO DESIGN THINKING

Podemos dizer que o Design Thinking é um processo de abordagem crítica e criativa, que permite solucionar problemas, entregar soluções inovadoras, organizando informações e ideias, tomando decisões, aprimorando situações e assim formando um leque de conhecimentos.

Ao tentar compreender o termo e sua aplicação, precisamos saber que  Design Thinking nada mais é do que uma abordagem, e muitos a vêem como um método, como se ele funcionasse da mesma forma para todos, e não, pois muitas mudanças ocorrem no processo.

 Esse tipo de abordagem busca solucionar problemas de uma forma geral e colaborativa, de um jeito muito empático com os stakeholders, pois as pessoas são colocadas no centro do desenvolvimento do produto, e não vêem somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na idéia. Todo o processo desta abordagem consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão com o mundo e os processos na vida dos indivíduos, no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para ultrapassá-las. Não parte de soluções matemáticas, parte do levantamento das reais necessidades de seu consumidor; trata-se de uma abordagem totalmente “humana” e que pode ser usada em qualquer área de negócio.

A razão de sua existência é a satisfação do cliente, sendo ele interno ou externo, dádiva que só pode ser alcançada quando conhecemos em profundidade suas necessidades, desejos e percepções de mundo.

 No mercado profissional, enfrentamos muitos desafios e suportamos muito pressão por buscar resultados cada vez mais imediatos, mostrando eficiência, e isso é uma exigência que tem feito com que se opte pelo caminho mais seguro, onde há menos riscos de errar.

O conceito de Design Thinking veio para revolucionar tudo isso, fazendo com que encontremos soluções para os problemas, focando nas necessidades reais e não em preposições de estatísticas.

As etapas do design thinking podem ser resumidas pelos seguintes passos:

  •  Identificar onde encontrar oportunidades de inovação
  • Descobrir a Oportunidade de Inovação
  • Desenvolver a Oportunidade de Inovação (Produto ou Serviço)
  • Testar as ideias — protótipos
  • Implementar a solução