O PODER DOS WEBINARS PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

O PODER DOS WEBINARS PARA A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Muito mais do que conferências realizadas pela internet, os Webinars, quando bem planejados, são poderosas ferramentas de marketing digital para colocar em prática sofisticadas estratégias que visam resultados, envolvendo campanhas de conversão e engajamento na construção de comunidades. 

A expressão Webinar surge do termo “web base seminar”, cuja tradução literal é um seminário realizado via internet, ou seja Web + Seminário = webinar.

À medida que o marketing digital ganha musculatura como elemento central no planejamento estratégico das empresas,  independente do porte, os webinars ocupam o papel de importância redobrada, principalmente quando o objetivo é  acelerar processos de transformação digital das organizações. 

Mas como assim, explique melhor a relação entre transformação digital e webinars? É natural que essa pergunta ecoe. Principalmente em função do coronavírus, esse tema ganhou força, exigindo que as empresas fizessem uma imersão obrigatória de transformação digital, colocando todos os colaboradores frente às demandas de relacionamento com ferramentas digitais, onde os webinars ocuparam lugar de destaque.

O interessante que isso aconteceu envolvendo todas as dimensões das organizações: RH, marketing, comercial, manufatura, atendimento, enfim, todas as áreas foram impactadas com a realidade da transformação digital.

A cultura digital exige ações coordenadas de alta performance

Os resultados na diminuição de custos em viagens e a otimização de processos de gestão demonstram que a onda da transformação digital é muito mais do que uma expressão de efeito passageiro. 

Esses dois aspectos são evidentes, mas para que os resultados sejam satisfatórios é necessário  que os projetos levem em consideração a  maturidade digital das organizações para que os projetos alcancem metas tangíveis, com métricas bem definidas. 

Esses elementos confirmam que existe a necessidade de promover a cultura digital como elemento estratégico, sendo algo que chegou para ficar e irá ganhar cada vez maior importância nos próximos anos.

 E nessa esteira, os webinars emergiram de forma espontânea, rompendo as barreiras culturais das organizações que resistiam a essa realidade. A agenda de webinars no dia a dia dos colaboradores não mente. E por incrível que possa parecer, as pessoas descobriram a eficiência e ganho de performance com essa experiência.

“São muitos os exemplos de formatos de webinars para impulsionar campanhas, engajar colaboradores em treinamentos e criar audiência em torno de campanhas que visam conversão de produtos e serviços”, explica Geórgia Bento, Diretora de Criação do Hub Campinas.

Essa visão  deixa claro que o planejamento digital é uma necessidade para a estruturação de Webinars que integrem estratégias de marketing digital, envolvendo vários aspectos na produção, envolvendo ações coordenadas com campanhas nas redes sociais. 

Nesse estudo é interessante estudar as mais variadas aplicações dos Webinars, analisando inclusive, a efetividade nos mais variados nichos